Subprograma de Educação Permanente

29/05/2019

“Entende-se por Educação Permanente o processo contínuo de atualização e renovação de conceitos, práticas e atitudes profissionais das equipes de trabalho e diferentes agrupamentos, a partir do movimento histórico, da afirmação de valores e princípios e do contato com novos aportes teóricos, metodológicos, científicos e tecnológicos disponíveis. Processo esse mediado pela problematização e reflexão quanto às experiências, saberes, práticas e valores pré-existentes e que orientam a ação desses sujeitos no contexto organizacional ou da própria vida em sociedade”.

Uma das principais atividades dentro do processo de assessoramento é capacitar as nossas entidades parceiras em boas práticas assistenciais, do ponto de vista técnico, político e administrativo. Com isso em mente, seguimos três linhas de percursos formativos que compõem o nosso Programa de Educação Permanente no SUAS:

· Percurso Formativo de Gestão

· Percurso Formativo de Alinhamento De Serviços

· Percurso Formativo de Provimento de Serviços e Benefícios Socioaistssenciais

PERCURSO FORMATIVO

Metodologia de trabalho para atuação com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e violência doméstica contra a mulher

A Capemisa Social em parceria com a Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude - ASBRAD[1] promoveu nos dias 20 e 21 de maio o Percurso Formativo " Metodologia de trabalho para atuação com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e violência doméstica contra a mulher" visando possibilitar aos gestores e técnicos de organizações sociedade civil as ferramentas necessárias para identificar os casos de violência contra a criança e o adolescente e violência doméstica contra a mulher.

Este percurso formativo abordou de forma ampla as diferentes interfaces das temáticas, visando promover ações continuadas, que possam auxiliar no aprimoramento do trabalho institucional.

Informações:

Disque 100 - Disque Direitos Humanos

Ligue 180 - Central de Atendimento à Mulher

[1] http://www.asbrad.org.br/

SIGA-NOS

posts

RELACIONADOS

Vimos ressaltar que o prazo para regularidade anual das entidades registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA foi prorrogado até o dia 30 de junho de 2020, período a ser estendido caso o cenário do COVID-19 permaneça.
A CAPEMISA Instituto de Ação Social em apoio ao Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador-BA, ressalta que devido às medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de Salvador-PMS para contenção do COVID-19, o prazo de entrega da documentação necessária para obtenção da regularidade no  CMASS será prorrogado para  28 de Junho de 2020. Em consideração ao isolamento social, excepcionalmente, a documentação deve ser encaminhada  por e-mail.
Como entidade de assessoramento e em apoio ao Conselho Municipal de Assistência Social, vimos ressaltar as entidades inscritas no CMAS/Rio, que diante da pandemia COVID-19, e consciente das medidas tomadas pelo governo para evitar a disseminação do vírus, a data de entrega da documentação necessária para obtenção da regularidade, foi postergada para 30/06/2020, período estimado, na qual a entrega pode ocorrer sem riscos.
Estimados irmãos, em tempos difíceis como este, vimos lembrar que estamos juntos em oração e pensamento, ansiando por dias melhores. Precisamos manter o foco no que é bom e no que nos fortalece a continuar caminhando. Que a fé e a esperança renasçam todos os dias em nossos corações.
No dia 16/03/2020 a CAPEMISA Instituto de Ação Social, realizou o Percurso Formativo - Relatório de Atividades e Plano de Ação. Esse foi um momento de vital importância para o fortalecimento da Política Nacional de Assistência Social e da rede socioassistencial privada. Agradecemos imensamente ao Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador-  CMASS em nome do presidente Marcelo Tourinho, a Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza Dra. Ana Paula Matos e o apoio da Supervisora Daniela Simões  do Lar Fabiano de Cristo - Casa de Eugênia, por fazerem parte deste momento de grande valia e aprendizado para as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil de Salvador.
No dia 18/03/2020 a CAPEMISA Instituto de Ação Social, realizou uma visita técnica à Instituição Parceira Fundação Lar Harmonia- Salvador/BA.