Regularidade - Conselho Municipal de Assistência Social

04/12/2019

O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no município. Conforme estabelecido pelo art. 9º da Lei Orgânica de Assistência Social: "o funcionamento das entidades e organizações de assistência social depende de prévia inscrição no respectivo Conselho Municipal de Assistência Social, ou no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal, conforme o caso".


Para tanto, lembramos a importância da entrega do Plano de Ação do ano corrente e Relatório de Atividades do ano anterior, até o dia 30 de abril, para renovação da regularidade anual junto aos Conselhos Municipais de Assistência Social, conforme estabelecido pelo art. 13 da resolução CNAS nº 14, de 15 de maio de 2014.


Tenham como base para construção dos documentos o artigo 3º da Resolução CNAS nº 14, de 15 de maio 2014. Esta resolução define os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades ou organizações de Assistência Social, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais nos Conselhos de Assistência Social. Cabe ressaltar a importância de verificar a regulamentação do processo de inscrição no Conselho do Município onde a instituição está localizada ou realiza o serviço.


SIGA-NOS

posts

RELACIONADOS

A CAPEMISA Instituto de Ação Social e você, juntos no combate a violência contra mulher.
No dia 14/05/2020 faleceu o senhor João Lima Netto, colaborador da Obra de Fabiano de Cristo desde a década de 1960.

Abnegado trabalhador contribuiu com o desenvolvimento do trabalho social da CAPEMISA Instituto de Ação Social e atualmente exercia a presidência da Associação Clube Salutar, instituição voltada à capacitação profissional de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

Sr. Lima Netto deixou-nos, porém temos a certeza que a sua missão na terra foi cumprida e o seu legado permanecerá conosco.

Que Deus o receba!
Parabéns, assistente social, profissional em defesa da democracia e dos direitos sociais!
Tendo em vista as constantes dificuldades vivenciadas pelas Organizações da Sociedade Civil, no dia 14 de maio de 2020, às 11 horas, a CAPEMISA Instituto de Ação Social, em parceria com Renata Zanelato, Assistente Social - Especialista em Saúde Pública e Psicologia Social- realizará uma live no Instagram da instituição "@capemisa.s". O assunto a ser debatido será: SUAS e Diretos Humanos em Tempos de Pandemia. Tal ação objetiva apresentar estratégias de atuação do Sistema Único de Assistência Social no período de pandemia, a fim de instrumentalizar a atuação  das instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil nesse momento de crise.
O Instituto de Direito Coletivo, em parceria com a CAPEMISA Social, realizará no dia 20/05/202, às 10h, uma live no Instagram @direitocoletivo sobre Transparência e MROSC: fortalecimento do Terceiro Setor.  Esta tem por objetivo aumentar o cumprimento dos princípios de transparência estabelecidos no Marco do Terceiro Setor (Lei 13.019/14 e alterações) para as Organizações da Sociedade Civil (OSC's) e difundir a cultura da transparência.
Contamos com você!!!!
A CAPEMISA Instituto de Ação Social agradece imensamente a presença de todos na live e vimos reforçar que todas as perguntas não respondidas podem ser encaminhadas para o e-mail presidencia@capemisasocial.org.br ou perla.santos@capemisasocial.org.br, posteriormente serão respondidas pelo Especialista Nailton Cazumbá. Obrigada a todos e até a próxima!
O Instituto COMVIDA tem a missão de promover formação integrada para transformação do quadro de exclusão social de jovens, na formação em desenvolvimento pessoal, qualificação profissional gratuita e sua inserção no mundo de trabalho, através do incentivo ao empreendedorismo, oficinas profissionalizantes e prospecção de empregos formais.
Lar Fabiano de Cristo – Casa de Eugênia, instituição sem fins lucrativos, reconhecida juridicamente como Associação, que tem Missão "Desenvolver proteção social e educação transformadora para construção de um mundo melhor". Atua com famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, oferecendo Serviços de Proteção Social Básica através de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos familiar e comunitário, conforme preconiza a Política de Assistência Social. Desenvolve práticas educativas de esporte, cidadania, cultura e outros para crianças e adolescentes com faixa etária de 06 à 17 anos, bem como Capacitação profissional para jovens a partir de 14 anos, adultos e idosos.
Tendo em vista as constantes dificuldades vivenciadas pelas Organizações do Terceiro Setor, no dia 29 de abril de 2020, às 11 horas, a CAPEMISA Instituto de Ação Social, em parceria com  Nailton Cazumbá -Especialista em Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor- realizará uma live no Instagram da instituição "@capemisa.s". O assunto a ser debatido será: Revisão Estrutural e Operacional das OSC’s pós-pandemia. Tal ação objetiva auxiliar as instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil na reestruturação de suas atividades institucionais no período pós-pandemia.