Regularidade - Conselho Municipal de Assistência Social

04/12/2019

O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no município. Conforme estabelecido pelo art. 9º da Lei Orgânica de Assistência Social: "o funcionamento das entidades e organizações de assistência social depende de prévia inscrição no respectivo Conselho Municipal de Assistência Social, ou no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal, conforme o caso".


Para tanto, lembramos a importância da entrega do Plano de Ação do ano corrente e Relatório de Atividades do ano anterior, até o dia 30 de abril, para renovação da regularidade anual junto aos Conselhos Municipais de Assistência Social, conforme estabelecido pelo art. 13 da resolução CNAS nº 14, de 15 de maio de 2014.


Tenham como base para construção dos documentos o artigo 3º da Resolução CNAS nº 14, de 15 de maio 2014. Esta resolução define os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades ou organizações de Assistência Social, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais nos Conselhos de Assistência Social. Cabe ressaltar a importância de verificar a regulamentação do processo de inscrição no Conselho do Município onde a instituição está localizada ou realiza o serviço.


SIGA-NOS

posts

RELACIONADOS

Vimos ressaltar que o prazo para regularidade anual das entidades registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA foi prorrogado até o dia 30 de junho de 2020, período a ser estendido caso o cenário do COVID-19 permaneça.
A CAPEMISA Instituto de Ação Social em apoio ao Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador-BA, ressalta que devido às medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de Salvador-PMS para contenção do COVID-19, o prazo de entrega da documentação necessária para obtenção da regularidade no  CMASS será prorrogado para  28 de Junho de 2020. Em consideração ao isolamento social, excepcionalmente, a documentação deve ser encaminhada  por e-mail.
Como entidade de assessoramento e em apoio ao Conselho Municipal de Assistência Social, vimos ressaltar as entidades inscritas no CMAS/Rio, que diante da pandemia COVID-19, e consciente das medidas tomadas pelo governo para evitar a disseminação do vírus, a data de entrega da documentação necessária para obtenção da regularidade, foi postergada para 30/06/2020, período estimado, na qual a entrega pode ocorrer sem riscos.
Estimados irmãos, em tempos difíceis como este, vimos lembrar que estamos juntos em oração e pensamento, ansiando por dias melhores. Precisamos manter o foco no que é bom e no que nos fortalece a continuar caminhando. Que a fé e a esperança renasçam todos os dias em nossos corações.
No dia 16/03/2020 a CAPEMISA Instituto de Ação Social, realizou o Percurso Formativo - Relatório de Atividades e Plano de Ação. Esse foi um momento de vital importância para o fortalecimento da Política Nacional de Assistência Social e da rede socioassistencial privada. Agradecemos imensamente ao Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador-  CMASS em nome do presidente Marcelo Tourinho, a Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza Dra. Ana Paula Matos e o apoio da Supervisora Daniela Simões  do Lar Fabiano de Cristo - Casa de Eugênia, por fazerem parte deste momento de grande valia e aprendizado para as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil de Salvador.
No dia 18/03/2020 a CAPEMISA Instituto de Ação Social, realizou uma visita técnica à Instituição Parceira Fundação Lar Harmonia- Salvador/BA.