O que são Conselhos de Direitos?

09/04/2019
conselhos-de-direito

Os Conselhos de Direitos são instâncias de Controle Social exercida pela sociedade civil. Tal atuação efetiva se deu após a redemocratização do Brasil, com a Constituição de 1988 (Constituição Cidadã), que assegura à sociedade civil participação por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.

São espaços de formulação de políticas públicas e controle social e suas principais atribuições são: deliberação e a fiscalização da execução da política e de seu financiamento, aprovação do plano, apreciação e aprovação da proposta orçamentária, acompanhamento, fiscalização e monitoramento de serviços, programas e benefícios de assistência social prestados à população por órgãos públicos e entidades sem fins lucrativo

Com relação a Assistência Social, a LOAS - Lei Orgânica de Assistência Social, traz como uma das diretrizes em seu Art. 5º II participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis e em seu Art. 16º As instâncias deliberativas do Suas, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, são

I - o Conselho Nacional de Assistência Social;

II - os Conselhos Estaduais de Assistência Social;

III - o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal;

IV - os Conselhos Municipais de Assistência Social.

O Conselho Nacional de Assistência Social, como órgão superior de deliberação colegiada, vinculado à estrutura do órgão da Administração Pública Federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social, em sua Resolução Nº14 define parâmetros nacionais para as inscrições das entidades e organizações de Assistência Social, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais nos Conselhos de Assistência Social.

Fica a cargo de cada Conselho Municipal fixar normas para a Inscrição e Certidão Anual de Regularidade de Entidades e Organizações de Assistência Social, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

Importa lembrar que o prazo para envio da documentação para a Certidão Anual de Regularidade é até 30 de abril do ano vigente.

SIGA-NOS

posts

RELACIONADOS

A CAPEMISA Instituto de Ação Social, em parceria com Rose Rosendo, Contadora, Especialista em 3º Setor, Coach Financeiro e Empresarial, Analista Comportamental e Consultora Organizacional, realizará no dia 01/07/2020, às 14h uma live no Instagram “@capemisa” onde serão abordados os impactos da pandemia no Terceiro Setor. A proposta visa apontar às Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil os desafios diante da instabilidade e superação frente ao atual contexto social.
A CAPEMISA Instituto de Ação Social, em parceria com Alan Maia – Especialista em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade de Harvard (EUA)  e fundador da Agência do Bem-, realizará no dia 25/06/2020, às 14:00h, uma live no Instagram @capemisa.s sobre Captação de recursos no período de pandemia. A proposta visa auxiliar as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil no desenvolvimento de  estratégias que possibilitem captar novos investidores sociais no período de pandemia.
A CAPEMISA Instituto de Ação Social, em parceria com a RZ Desenvolvimento Profissional e Educacional, realizará no dia 18/06/2020, às 14:30h, uma live no Instagram @capemisa.s sobre as proteções do Sistema Único de Assistência Social-SUAS.Tal atividade proposta tem por objetivo explicitar a organização estrutural das proteções sociais do Sistema Único de Assistência Social, visando orientar e esclarecer as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil acerca das ações do SUAS no âmbito da Assistência Social.
A CAPEMISA Instituto de Ação Social e você, juntos no combate a violência contra mulher.
No dia 14/05/2020 faleceu o senhor João Lima Netto, colaborador da Obra de Fabiano de Cristo desde a década de 1960.

Abnegado trabalhador contribuiu com o desenvolvimento do trabalho social da CAPEMISA Instituto de Ação Social e atualmente exercia a presidência da Associação Clube Salutar, instituição voltada à capacitação profissional de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

Sr. Lima Netto deixou-nos, porém temos a certeza que a sua missão na terra foi cumprida e o seu legado permanecerá conosco.

Que Deus o receba!
Parabéns, assistente social, profissional em defesa da democracia e dos direitos sociais!
Tendo em vista as constantes dificuldades vivenciadas pelas Organizações da Sociedade Civil, no dia 14 de maio de 2020, às 11 horas, a CAPEMISA Instituto de Ação Social, em parceria com Renata Zanelato, Assistente Social - Especialista em Saúde Pública e Psicologia Social- realizará uma live no Instagram da instituição "@capemisa.s". O assunto a ser debatido será: SUAS e Diretos Humanos em Tempos de Pandemia. Tal ação objetiva apresentar estratégias de atuação do Sistema Único de Assistência Social no período de pandemia, a fim de instrumentalizar a atuação  das instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil nesse momento de crise.
O Instituto de Direito Coletivo, em parceria com a CAPEMISA Social, realizará no dia 20/05/202, às 10h, uma live no Instagram @direitocoletivo sobre Transparência e MROSC: fortalecimento do Terceiro Setor.  Esta tem por objetivo aumentar o cumprimento dos princípios de transparência estabelecidos no Marco do Terceiro Setor (Lei 13.019/14 e alterações) para as Organizações da Sociedade Civil (OSC's) e difundir a cultura da transparência.
Contamos com você!!!!