Capemisa Social

14/03/2019
Capemisa Social

CAPEMISA SOCIAL

A Capemisa Social é uma entidade de assessoramento em assistência social, atuando de forma continuada, planejada e permanente, dirigida ao público da política de assistência social, conforme definido pelo artigo 3º da Lei 8.742/1993 (LOAS).

Prestamos assessoramento técnico, político, administrativo e financeiro à Instituições que precisam se adequar às legislações específicas de assistência social

Nosso público é composto por 45 entidades assistenciais em todo o Brasil. O nosso trabalho implica em uma análise detalhada das necessidades de cada Instituição, assim como o desenvolvimento de ações para:

· Garantir que as entidades compreendam a assistência social enquanto política pública e passem a operar segundo esse paradigma.

· Capacitar lideranças, gestores e colaboradores na prática assistencial.

· Apoiar as práticas administrativas das entidades, tais como criação de estatutos, reorganização jurídica, contabilidade, etc.

· Prestar assessoramento financeiro, visando à autossustentabilidade das entidades.

PROGRAMA DE ASSESSORAMENTO

· Assessoramento político: garantir que a entidade compreenda a assistência social enquanto política pública e passe a operar segundo esse paradigma.

· Assessoramento técnico: capacitar lideranças, gestores e colaboradores na prática assistencial; levar esses agentes a entender como acionar a política pública.

· Assessoramento administrativo: apoiar as práticas administrativas da entidade, tais como criação de estatutos, gestão financeira, reorganização jurídica, contabilidade etc.

· Assessoramento financeiro: apoiar financeiramente seja de forma emergencial ou continuada, sem perder o foco na autossustentabilidade das entidades.

SIGA-NOS

posts

RELACIONADOS

Vimos ressaltar que o prazo para regularidade anual das entidades registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA foi prorrogado até o dia 30 de junho de 2020, período a ser estendido caso o cenário do COVID-19 permaneça.
A CAPEMISA Instituto de Ação Social em apoio ao Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador-BA, ressalta que devido às medidas adotadas pela Prefeitura Municipal de Salvador-PMS para contenção do COVID-19, o prazo de entrega da documentação necessária para obtenção da regularidade no  CMASS será prorrogado para  28 de Junho de 2020. Em consideração ao isolamento social, excepcionalmente, a documentação deve ser encaminhada  por e-mail.
Como entidade de assessoramento e em apoio ao Conselho Municipal de Assistência Social, vimos ressaltar as entidades inscritas no CMAS/Rio, que diante da pandemia COVID-19, e consciente das medidas tomadas pelo governo para evitar a disseminação do vírus, a data de entrega da documentação necessária para obtenção da regularidade, foi postergada para 30/06/2020, período estimado, na qual a entrega pode ocorrer sem riscos.
Estimados irmãos, em tempos difíceis como este, vimos lembrar que estamos juntos em oração e pensamento, ansiando por dias melhores. Precisamos manter o foco no que é bom e no que nos fortalece a continuar caminhando. Que a fé e a esperança renasçam todos os dias em nossos corações.
No dia 16/03/2020 a CAPEMISA Instituto de Ação Social, realizou o Percurso Formativo - Relatório de Atividades e Plano de Ação. Esse foi um momento de vital importância para o fortalecimento da Política Nacional de Assistência Social e da rede socioassistencial privada. Agradecemos imensamente ao Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador-  CMASS em nome do presidente Marcelo Tourinho, a Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza Dra. Ana Paula Matos e o apoio da Supervisora Daniela Simões  do Lar Fabiano de Cristo - Casa de Eugênia, por fazerem parte deste momento de grande valia e aprendizado para as Instituições Parceiras e Organizações da Sociedade Civil de Salvador.
No dia 18/03/2020 a CAPEMISA Instituto de Ação Social, realizou uma visita técnica à Instituição Parceira Fundação Lar Harmonia- Salvador/BA.